ROMULO COSTA

Este depoimento é endereçado a todos que curtiram, curti o Funk…É com grande prazer, e esperança redobrada de ver o Brasil continuar mudando, que apresento a vocês o DNA desta pessoa . Tenho certeza de que vocês também o já conhecem. Talvez não tão bem quanto eu, relatarei alguns episódios reais.

Hoje muitos dizem que o Funk é perseguido, que os bailes Funks estão proibidos e tal , nas linhas abaixo vcs terão um idéia do porque do sucesso do Funk hoje, apesar dos probleminhas que enfrenta hoje.

No dia 23 de novembro de 2000, O produtor de bailes funks Rômulo Costa, 46 anos, dono da Furacao 2000, foi preso quarta-feira pela equipe do delegado Artur Cabral, titular da 28ªDP (Campinho), cumprindo um mandado do juiz Geraldo Luiz Mascarenhas Prado, da 37ªVara Criminal que decretou sua prisao temporária por 30 dias. O empresário estava sendo investigado há cerca de um mês em inquérito que apura casos de violência nos bailes, corrupçao de menores e envolvimento com o tráfico de drogas. A morte de um menor durante um baile realizado em agosto por sua equipe no Country Club Jacarepaguá pode ter sido um dos principais motivos que levaram à sua prisão.

Num dia de gravações em Novembro de 2000, Rômulo Costa foi preso em um estúdio de Sao Cristóvao, quando gravava o programa da Furacao 2000, exibido aos sábados na televisao. O empresário foi levado para a Delegacia de Campinho, mas como no local nao existe carceragem masculina, foi transferido para a 31ªDP (Ricardo de Albuquerque).

Rômulo, depois de cumprido a prisão preventiva, confiante, apresentou-se voluntariamente à CPI da Alerj e ao delegado Artur Cabral. “Sou inocente. Nao tenho nada a ver com essa violência”, disse durante a prisao.O dono da Furacao 2000 rebate ainda as imagens de uma fita de vídeo apreendida pela polícia , onde aparece envolvendo-se em uma briga de galeras. “Eu estava tentando apartar. Na fita nao tem áudio para confirmar que eu estava incitando a violência”, defende-se. A acusaçao de envolvimento com o tráfico, a partir de uma agenda encontrada em poder de traficantes do Morro do Chapadao, onde consta um registro de valores pagos à Furacao 2000, também é rebatida por ele. “Nao é o meu nome que aparece na lista. É o da empresa”.A prisao de Rômulo mobilizou representantes do Movimento Viva Rio, que decidiram ir à delegacia para conhecer os motivos que levaram á prisao do produtor. Segundo eles, Rômulo costumava participar das campanhas de paz lançadas pelo movimento. Tempos depois foi absolvido de todas as acusação que lhe foram deferidas.

Racismo

Romulo Costa orfão(Pai e Mãe) desde os cinco anos de idade, foi criado pela irmã mais velha….na adolescencia no colégio já manisfetava o espirito de realizar eventos sociais políticos, dentre estes destaco (segundo os familiares) o evento realizado na Cobertura do Prédio da Prefeitura da cidade natal.Nesta época a defesa em prol dos negros foi evidente, pois a maioria dos frequentadores deste evento eram de cor negra. O prefeito da cidade foi muito combatido por deixar a realização deste evento, onde a maioria eram jovens da cor negra.
Vemos que Romulo Costa, vem lutando por esta classe anos atraz, onde, creio eu, que nem ele imaginava que um dia, essa bandeira contra o Racismo o levaria até os dias de hoje…Como agenciador, empresario sempre usou a música como meio para acabar com o racismo…promovia bailes com os Grupos Copa 7 – BrasilShow, Devaneios que na epóca de 70/80 predominava no suburbio Carioca, juntamente com as Equipes Soul Gran Prix e Black Power (Poder Negro). No ano de 1976, começa a vitóriosa carreira com a Equipe Furacão 2000.
Romulo Costa fêz parte de perto o Movimento Chamado Black Rio, no qual o insprirou a realizar o 1º Encontro Nacional dos Blacks, reunindo as equipes de Som do Rio de Janeiro, de São Paulo (Equipe Zimbabwe e Black Mad), Black Minas (Belo Horizonte) e Equipe de Porto Alegre. A divulgação e realização deste evento lhe causou transtornos irreparaveis ao ponto de ser acusado de terrorista, ficar detido por horas na Central do Brasil, más a compesação foi a interação do Evento com mais de 5000 pessoas no Ginásio do Madureira.

Shows

 

Promoveu eventos (hoje nomes renomados do Rock/Samba/MBP) como: Legião Urbana/Kid Abelha/RPM/Ney Matogrosso/Sandra de Sá/Lulu Santos/Djavan e muitos outros.

Empresariamento

Foi empresário dos artistas: Roberto Carlos/Gonzaguinha/Alberto Brizola/Gerson King Combo/Toni Tornado.
Foi responsavel pela vinda primeira vez no Brasil da Tournê do Rei do Funk Melody Stevie B,e do Toni Garcia.
Foi empresario dos Dj’s Big Boy (foi responsavel pela seleção musical do 1º LP Furacão 2000)e de Messiê Limá, o maranhense Raimundo de Lima Almeida, foi responsavel pela promoção do Baile dos Mil Shows de Messie Limá, onde reuniu mais de 20 mil pessoas em bailes black no Maracanãzinho

Gravadora

Foi a primeira Equipe de som a lançar Produtos LP’s(Vinil) em uma Gravadora 100% Nacional (Som Livre) com vários titulos,e, depois de alguns anos fundou sua própria Gravadora a Furacão 2000 Records.

Programa de TV

 

Rômulo Costa – dono da famosa produtora e gravadora Furacão 2000 – e a mulher, apresentadora  , Priscila Nocetti.

Há mais de 20 anos com o programa ‘O melhor da Furacão 2000’ onde sempre dando oportunidades pela primeira vez em programas de TV como: Cidinho e Doca (Rap da Felicidade), Claudinho e Buchecha (Rap do Salgueiro), Bob Rum (Rap do Silva), Mc Pixote (Rap da Cidade Alta), Danda e Tafarel (Rap do Festival) Mc Sapão e muitos outros, atualmente citamos Anitta, Mc Bruninha, Os Hawaianos….

FILHOS


Yasmin Nocetti Costa

Jeniffer Costa

Jonathan Costa

Júnior Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *